Tendências Semanais

header ads

Como saber se está recebendo a velocidade de internet contratada

Para medir a velocidade de download e upload de uma conexão com a internet, é essencial que possamos entender pelo menos como funciona os Kilobits envolvidos nesta medição, por isso fiz um levantamento simples de como funciona a medição utilizando medidor de velocidade de internet, e como medir também sem utilizar os medidores de velocidade.

Testando com Medidor de Velocidade:



Com o medidor de velocidade, será mostrado a sua velocidade atual de conexão para download e para upload, como podemos observar na imagem acima. No resultado da minha conexão os indicadores do velocímetro estão dizendo que tenho 6.50 mbps de download e 0.40 mbps de upload, esse resultado indica que a velocidade da minha conexão está muito menor, porque na realidade teria que indicar velocidade de aproximadamente 7.50 mbps de download, porque meu plano contratado é de 8 Mega de velocidade, equivalente a 8000 mil kbps.
O legal de usar esse recurso é que quando perceber que a velocidade da internet está fora do normal, faça o teste e use como argumento para solicitar um reparo em seu serviço de dados.


Medidor de Velocidade Disponível em: http://www.minhaconexao.com.br/teste-copel 


Testando sem Medidor de Velocidade

Sem medidor de velocidade o resultado é praticamente o mesmo, mas é observado de outra forma.
Para fazer a medição faça o seguinte, clique no seu navegador padrão e acesse um site que contenha um arquivo de pelo menos 650 MB de tamanho e inicie o download, pode ser um arquivo ISO se preferir.
Ao fazer o download, observe se a taxa de kbps que estão sendo transferidos está próximo dos exemplos a seguir:

Tenho 8 Mega = 800 a 850 KB/s de Download
Tenho 4 Mega = 400 a 430 KB/s de Download
Tenho 2 Mega = 200 a 230 KB/s de Download
Tenho 1 Mega = 100 a 110 KB/s de Download

Exemplo: A imagem abaixo mostra onde você deverá observar a velocidade sem o medidor de velocidade; Neste exemplo eu usei o google chrome.


Com base na imagem, os KB/s citados acima, servem como exemplo para comparar somente se o download está próximo da velocidade contratada e usar como argumento caso queira pedir reparo da sua internet. Uma pequena desvantagem deste exemplo é que você não consegue ver a velocidade de upload, porém esse número não é necessário para nosso exemplo.

Caso tenha alguma sugestão sobre esse assunto, entre em contato ou deixe seu comentário, obrigado.

Postar um comentário

0 Comentários